Altere o Programa 7.2, o jogo da forca. Utilize um arquivo em que uma palavra seja gravada a cada linha. Use um editor de textos para gerar o arquivo. Ao iniciar o programa, utilize esse arquivo para carregar (ler) a lista de palavras. Experimente também perguntar o nome do jogador e gerar um arquivo com o número de acertos dos cinco melhores.
Resposta:
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# Parte do livro Introdução à Programação com Python
# Autor: Nilo Ney Coutinho Menezes
# Editora Novatec (c) 2010-2024
# Primeira edição - Novembro/2010 - ISBN 978-85-7522-250-8
# Segunda edição - Junho/2014 - ISBN 978-85-7522-408-3
# Terceira Edição - Janeiro/2019 - ISBN 978-85-7522-718-3
#
# Site: https://python.nilo.pro.br/
#
# Arquivo: exercicios3\capitulo 09\exercicio-09-15.py
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# Modificado para ler a lista de palavras de um arquivo
# Lê um arquivo placar.txt com o número de acertos por jogador
# Lê um arquivo palavras.txt com a lista de palavras
#
# Antes de executar:
#
# Crie um arquivo vazio com o nome placar.txt
# Crie um arquivo de palavras com nome palavras.txt
# contendo uma palavra por linha.
#
# O jogo escolhe aleatoriamente uma palavra deste arquivo
import sys
import random
palavras = []
placar = {}
def carrega_palavras():
arquivo = open("palavras.txt", "r", encoding="utf-8")
for palavra in arquivo.readlines():
palavra = palavra.strip().lower()
if palavra != "":
palavras.append(palavra)
arquivo.close()
def carrega_placar():
arquivo = open("placar.txt", "r", encoding="utf-8")
for linha in arquivo.readlines():
linha = linha.strip()
if linha != "":
usuario, contador = linha.split(";")
placar[usuario] = int(contador)
arquivo.close()
def salva_placar():
arquivo = open("placar.txt", "w", encoding="utf-8")
for usuario in placar.keys():
arquivo.write("{usuario};{placar[usuario]}\n")
arquivo.close()
def atualize_placar(nome):
if nome in placar:
placar[nome] += 1
else:
placar[nome] = 1
salva_placar()
def exibe_placar():
placar_ordenado = []
for usuario, score in placar.items():
placar_ordenado.append([usuario, score])
placar_ordenado.sort(key=lambda score: score[1])
print("\n\nMelhores jogadores por número de acertos:")
placar_ordenado.reverse()
for up in placar_ordenado:
print(f"{up[0]:30s} {up[1]:10d}")
carrega_palavras()
carrega_placar()
palavra = palavras[random.randint(0, len(palavras) - 1)]
digitadas = []
acertos = []
erros = 0
while True:
senha = ""
for letra in palavra:
senha += letra if letra in acertos else "."
print(senha)
if senha == palavra:
print("Você acertou!")
nome = input("Digite seu nome: ")
atualize_placar(nome)
break
tentativa = input("\nDigite uma letra:").lower().strip()
if tentativa in digitadas:
print("Você já tentou esta letra!")
continue
else:
digitadas += tentativa
if tentativa in palavra:
acertos += tentativa
else:
erros += 1
print("Você errou!")
print("X==:==\nX : ")
print("X O " if erros >= 1 else "X")
linha2 = ""
if erros == 2:
linha2 = " | "
elif erros == 3:
linha2 = r" \| "
elif erros >= 4:
linha2 = r" \|/ "
print(f"X{linha2}")
linha3 = ""
if erros == 5:
linha3 += r" / "
elif erros >= 6:
linha3 += r" / \ "
print(f"X{linha3}")
print("X\n===========")
if erros == 6:
print("Enforcado!")
break
exibe_placar()